E-mail Marketing para Hotéis e Pousadas

Confira agora 5 passos essenciais para fazer e-mail marketing de qualidade e obter resultados significativos no seu hotel ou pousada:

1. DEFINA O OBJETIVO

Como em tudo que falamos, o objetivo é a primeira coisa em que se deve pensar ao construir uma comunicação de e-mail marketing. Já que a estratégia e a linguagem irão trabalhar para atingi-lo.

O objetivo pode ser amplo e de longo prazo, como posicionar e fixar um produto ou serviço na mente do consumidor, ou ainda pontual e específico, como uma promoção de ocupação para o próximo feriado. Porém, nunca deixe de estabelecer um prazo para que ele não seja esquecido.

2. DEFINA O PÚBLICO ALVO

Na hora de definir o público é preciso atenção. Segmente suas listas de e-mails o máximo possível, por exemplo: clientes, antigos clientes e potenciais clientes. É nessa etapa que você determina o sucesso da sua campanha de e-mail marketing para hotéis e pousadas.

É preciso enviar a mensagem certa para as pessoas certas, caso contrário seus e-mails podem ser ignorados, e até jogados na caixa de spam. Parece difícil segmentar, mas não é! Confira essas dicas:

#DICA 1: CONHEÇA SEUS CLIENTES

É muito importante que você acumule o máximo possível de informações sobre seus clientes! Essa ação permitirá que você formule e-mails mais personalizados. Todo cliente gosta de se sentir único e a personalização do atendimento faz toda a diferença nesse sentido.

Aproveite o tempo de hospedagem do seu cliente para captar essas informações. Saiba quais são os serviços da sua pousada que mais agradam os hóspedes e procure identificar os meios pelos quais eles tomaram conhecimento da sua pousada. Isso é muito importante para traçar um perfil da sua clientela.

Envie e-mails nominais e use seu próprio nome como remetente. Pessoas gostam de se comunicar com pessoas! Personalizar o atendimento e o marketing é uma das coisas mais importantes no processo de fidelização de clientes.

#DICA 2: TRAGA DE VOLTA ANTIGOS CLIENTES

Antigos clientes se sentem especiais quando são lembrados e isso pode trazê-los de volta para sua pousada. Procure antigos registros e entre em contato com as pessoas que já se hospedaram com você. Diga como a pousada está renovada e ainda mais aconchegante, pronta para recebê-los novamente.

#DICA 3: NÃO ENVIE E-MAILS PARA QUALQUER UM

Você deve saber quem são as pessoas a quem quer atingir para alcançar seu objetivo. Nesse caso, NÃO recomendamos a compra de listas de e-mail, uma prática comum, mas um tanto quanto invasiva, já que as pessoas não autorizaram o envio de seu conteúdo. O ideal é criar seu próprio mailing através de seus canais de vendas e comunicação, como:

  • Site: disponibilizando um campo para preenchimento de dados como nome, cidade e e-mail para quem deseja receber suas novidades e promoções.
  • Formulário de hóspede: crie um modelo simples e solicite que o hóspede preencha no momento do check-in, com as mesmas informações acima e, se possível, data de nascimento e telefone, que poderão lhe ser úteis para enviar um email ou desconto de aniversário para seus clientes e, assim manter o bom relacionamento com eles.
  • Facebook: essa ação pode lhe custar algum investimento, que poderá ser definido por você, de acordo com o número de contatos que deseja adquirir. Essa modalidade se chama Lead Ads, é fácil de usar e o próprio Facebook ensina como trabalhar sua estratégia e criar seu anúncio.

Outra possibilidade é deixar uma ficha atrativa no apartamento, para que a pessoa preencha caso queira receber promoções e descontos por e-mail. Basta ela preencher e deixar no quarto. O colaborador responsável limpeza deve ser orientado a levar esses documentos para a recepção. Assim, o cadastro pode ser realizado.

3. DEFINA O CONTEÚDO

Definidos o objetivo e público, o próximo passo é pensar na mensagem do seu e-mail marketing. Se seu objetivo é promover vendas de baixa temporada, se preocupe inicialmente com o assunto do e-mail, pois é ele quem irá fazer ou não com que seu contato abra o e-mail. Nesse caso, opte por um assunto curto para que não exceda o limite de caracteres e seu “recado” fique com parte dele ocultado.

Na sequência, capriche no título e logo abaixo, no que chamamos de texto explicativo. Esse texto deve ser claro e objetivo, seguido de uma chamada para ação: como “Reserve agora”, “Ligue agora”, “Compre aqui”, dentre outros. Ao clicar o cliente deve ser direcionado para uma página onde possa realizar a ação que lhe foi sugerida. Preferencialmente em seu site.

Para enriquecer ainda mais sua mensagem, utilize imagens que ajudem a vender o seu “peixe”. Mas sem exagerar, para não confundir o receptor. As vezes as imagens valem mais do que mil palavras, e tem um amplo poder de convencimento. Principalmente se tratando de propaganda de hotéis e pousadas. Só tome cuidado para não criar uma falsa propaganda, fazendo uso de imagens que não representam a realidade.

Antes de finalizar e clicar em “enviar”, você não pode esquecer-se de tomar todo cuidar para evitar que sua comunicação acabe caindo na lixeira ou caixa de spam. Este é o fator extremamente importante em uma campanha bem sucedida de e-mail marketing.

Todos os provedores de Internet utilizam um filtro de spam para controlar o que os usuários recebem em suas caixas de entrada, e dentro deles algumas palavras como “grátis”, “desconto”, ou “oferta” acabam não passando por esse crivo. O ideal é não utiliza-las no campo “assunto” e evitá-las ao máximo no corpo/texto do e-mail.

# DICA 1: FAÇA PROMOÇÕES PERTO DE DATAS ESPECIAIS

Quando usado na rede hoteleira, o e-mail marketing para hotéis e pousadas, tem a função principal de atrair e fidelizar clientes. Mas para isso ser realmente efetivo, aposte em surpreender os hóspedes. Uma promoção em véspera de feriado ou nos finais de semana, pode atrair os que ainda estão sem um destino definido. Sua oferta é a oportunidade que apareceu do nada para a pessoa sair da rotina e descansar. Para muitos, é imperdível!

Não se esqueça de fornecer dados como, número de quartos disponíveis ou a validade dessa promoção. Assim, além de deixar claro para o cliente os prazos para conseguir garantir a vaga, você ainda cria um sentido de urgência e escassez. O que faz com que o cliente se apresse na tomada de decisão de compra. Quando essas informações não são apresentadas, o que era para ser uma atração pode se tornar uma frustração.

#DICA 2: ENVIE E-MAILS PARA FIDELIZAR

Sabe aquele cliente que sempre aparece no hotel? Ele é especial e merece ter algumas regalias. Ofereça descontos especiais ou um quarto melhor pelo mesmo valor do que ele costuma ficar. Você pode aproveitar o período de baixa temporada para lançar mão desse tipo de atrativo.

#DICA 3: BUSQUE FEEDBACK

Será que o cliente ficou feliz com a estadia dele no seu hotel? Será que ele tem alguma sugestão ou algo de que reclamar? O e-mail marketing para hotéis e pousadas, pode e deve ser utilizado para isso. Enviar um e-mail pedindo a opinião do hóspede ou fazendo um convite para que ele participe de uma pesquisa, é uma boa maneira de ter um feedback e corrigir possíveis erros.

4. CRIE UMA ESTRATÉGIA

Essa etapa da ação é bastante importante. Para ter sucesso nas campanhas de e-mail marketing para hotéis e pousadas, é preciso criar uma estratégia. Então, o objetivo, o público e a mensagem dos seus e-mails devem ser definidos dentro de uma estratégia. Assim você consegue uma visão clara dos seus objetivos a serem alcançados e medir os resultados depois.

Criar a estratégia é basicamente, colocar no “papel” o que você quer alcançar através das campanhas de e-mail. Quantos novos hóspedes você quer atrair ou quantos ex-clientes quer resgatar. Você também irá definir o período para atingir estes resultados, e de que forma isso irá se desdobrar.

#DICA 1: FAÇA-SE PRESENTE

Envie e-mails para seus clientes com alguma frequência, mas não seja o chato da propaganda! Comunique-se sempre que houver algo importante para falar, como uma promoção, um evento ou uma alteração nos preços.

Uma boa ferramenta para se fazer presente sem ser incômodo é criar umas newsletter para informar sobre todos os assuntos pertinentes à pousada. É importante que esse informativo seja encaminhado com uma periodicidade regular e que contenha informações realmente relevantes. Atenção! Seja breve nos e-mails e utilize imagens e títulos criativos!

#DICA 2: PROGRAME-SE COM ANTECEDÊNCIA

Programe-se com antecedência para os feriados, férias e períodos de maior procura. Envie e-mails na proximidade dessas datas com anúncios da pousada e o que a pousada oferecerá de vantagens. Se você se programa com antecedência, o cliente também tem tempo de se programar e se você entra em contato antes das suas concorrentes. Assim, é muito provável que ganhará a preferência!

#DICA 3: UTILIZE UM BOM SOFTWARE

Um bom software é um recurso importantíssimo para ter conversão, pois é através dele que você vai conseguir segmentar seu contatos, extrair informações de clientes, personalizar os e-mails e ainda pode contar com mecanismos de resposta automáticapara ocasiões em que não seja possível responder um contato imediatamente. Utilize um software de segurança e procure saber de antemão quais são as funções executadas pelo aplicativo escolhido e se elas se encaixam às suas demandas.

5. ANALISE OS RESULTADOS

Para saber se sua campanha de e-mail marketing surtiu o efeito almejado, é necessário medir os resultados. A maioria das ferramentas disponíveis do mercado oferecem relatórios completos com índices de: aberturas do e-mail, cliques que a peça teve direcionando para o site, quantas pessoas pediram exclusão da lista, etc.

O que pode lhe ajudar a fazer uma ação ativa e personalizada para estes, aumentando suas chances de fechamento de reservas.

Testar muitas vezes é necessário para poder avaliar o sucesso dos disparos e também para saber quais são os dias da semana e horários com melhor desempenho e os assuntos com maior conversão (taxas de abertura), etc. Contudo, os relatórios têm o papel de lhe auxiliar nas tomadas de decisões e, se necessário, mudar a estratégia para atingir seu objetivo.

É necessário entender que as pessoas estão cada vez mais conectadas e cada vez mais interessadas em produtos e serviços personalizados, por isso o e-mail marketing torna-se uma ferramenta tão eficiente. Além de tudo, é também muito barata! Sabendo explorar os recursos do e-mail marketing para hotéis e pousadas, certamente sua hospedagem atrairá muitos hóspedes!

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